sexta-feira, janeiro 07, 2005

Viagem à China

O Presidente da República vai à China, para a semana. Com ele viajam mais de duzentas pessoas, a maioria empresários.

Ficamos a aguardar que, ao menos na China, os empresários nacionais consigam vender mais (não sei muito bem o quê... mas alguma coisa será: vinho, cortiça...). Os empresários nunca falam destas viagens, quando abrem a boca é sempre para dizer que a vida está má e que o Estado tem que abrir os cordões à bolsa para pagar os seus ferraris e outras máquinas assim.

Ficamos igualmente à espera que os homens de negócios se portem bem no intervalo dos ditos, porque os chineses não apreciam os disparates que levam os empresários portugueses a estas viagens.

Os chineses também não apreciam que os negociadores dos documentos a assinar em cerimónias protocolares estejam ausentes destas. É o que vai acontecer durante a assinatura do protocolo da RTP com a Televisão Chinesa, que permitirá à RTPI a utilização do sistema de satélites chineses e outras facilidades.

É óbvio que o Presidente não saberá desta gaffe diplomática, um hábito da nossa gente.
Uma coisa que o Presidente seguramente saberá é fazer notar às autoridades o seu grande apreço e respeito por todos os portugueses que residem naquele país. Assim, eles serão mais respeitados pelos chineses. É que os duzentos que vão são importantes, mas os que estão e ficam são-no mais ainda.

Sem comentários: