quinta-feira, janeiro 13, 2005

As Viagens

A viagem de Morais Sarmento a S. Tomé e Príncipe ( e não apenas S. Tomé como toda a comunicação social portuguesa repete) continua a fazer correr tinta. Ouvem-se as mais disparatadas observações. De resto, as viagens dos governantes sempre foram objecto da crítica de toda a gente - porque toda a gente gostaria de ir a alguns sítios onde eles (os governantes )vão ou foram. E não é só em Portugal. Todo o Mundo critica. Coitado do Presidente Lula no Brasil.
Aceite-se que esta viagem teve alguns exageros - ela mesma, pela oportunidade , pelo objecto, pelos gastos e pelas críticas que lhe foram feitas. Parecia um bando de mabecos a perseguir um deles, ferido numa pata...
Por isso, os jornais, as rádios e as trelevisões e as oposições, que agora andam tão atentas, estão a deixar passar uma outra viagem, essa sim uma verdadeira afronta.
Eu explico: a propósito dos 25 anos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o seu conselho directivo convida qualquer coisa como cerca de 12.000 (doze mil) pessoas para uma missa, um almoço e uma sessão solene em Coimbra, no próximo dia 29 de Janeiro.
O aniversário ocorreu a 29 de Dezembro e a direccção IEFP convida todos os colaboradores da instituição, que - supõe-se - deve estar a passar uma grave crise financeira, para uma viagem paga a eles e mais aos acompanhantes declarados até 18 de Janeiro.
Isto é que vai ser uma missa! As viagens estão asseguradas com partidas de todas as delegações regionais e da sede nacional, em Lisboa.
Coma falatde padres que há, ainda vamos ver algumas mulheres a rezar missa em Coimbra.

Sem comentários: