sábado, janeiro 22, 2005

Artilharia Um, o Túnel do Marquês e o Túnel do Rossio

O Conselho de Ministros de Santana Lopes, na sua reunião de ontem, entre muitas outras resoluções, aprovou aquela que ratifica o Plano de Pormenor da Artilharia Um, no município de Lisboa.

Segundo o texto do comunicado da PCM, "o objectivo principal deste Plano de Pormenor é a inserção/integração de uma solução de reconversão do terreno afecto ao antigo anexo do Hospital Militar de Lisboa, de modo a resultar um novo pólo requalificado e dinamizador do território, na cidade de Lisboa".

"O Plano de Pormenor da Artilharia Um altera os parâmetros estabelececidos no Plano Director Municipal de Lisboa para a área onde se insere, nomeadamente no que respeita à área mínima de construção para comércio e à cércea máxima de referência".

O que isto poderá quer dizer é que as condições do concurso de 2001 para venda daqueles terrenos foram, entretanto, alteradas - o que faz do nosso Estado uma entidade desacreditada, porque promoveu condições excepcionais para beneficiar um cidadão.

De resto, a construção do Túnel do Marquês tem como objectivo alterar as condições de acesso à nova urbanização, já desenhada e entregue a agentes imobiliários. O Túnel vai ser pago com o dinheiro de todos os contribuintes e não pelo cidadão que vai beneficiar das mais valias que esta estrutura proporciona ao seu inmvestimento.

Esta resolução, arrancada a ferros numa das últimas reuniões do Conselho de Ministros de Santana Lopes, pode querer dizer, igualmente, que o Túnel ferroviário do Rossio vai ser totalmente reconstruído para que esta urbanização da Artilharia Um possa contruir em profundidade à vontade, tão à vontade como vai construir em altitude.

Finalmente, a opinião pública ficará a perceber as obras do Túnel do Marquês e o encerramento do Túnel do Rossio.

Também ficam mais claras as razões que levaram Judite de Sousa a fazer a chamada "Grande Entrevista" com João Pereira Coutinho. Afinal, que diabo, tinha que dar uma mãozinha ao seu amigo Santana Lopes.

E já agora, aos que leêm este blog, recomendo que façam uma releitura aos posts "Heranças", 15DEZ04 e "O Beneficiário do Regime Durão-Santana", de 17Dez04.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é "leiem", mas "lêem"!!!

M.Pedrosa disse...

Os meus agradecimentos.