sexta-feira, janeiro 21, 2005

As Pressas da Venda

A notícia é insistente: o BES quer vender a Lusomundo antes das eleições. Hoje, pela primeira vez, alguém acrescentou que outros accionistas têm opinião diversa. Estas duas informações juntam-se a uma montanha de outras sobre o interesse de toda a gente nos activos da Lusomundo.
A Media Capital, a SonaeCom e até o Jaime Antunes já fizeram circular o seu desejo de compra.

Pinto Balsemão foi ainda mais claro. Disse que quer a TSF e um Jornal Diário - espero que não seja para fazer como com a "A Capital": no dia seguinte ao fim do contrato que o obrigava a manter associado ao jornal o respectivo património, passou o edifício de "A Capital" para o seu nome. Logo a seguir entregou a respectiva direcção a Helena Sanches Osório e depois desfez-se do título.

Hoje também se disse que o ministro Morais Sarmento gostava que a Lusomundo fosse vendida à Cofina, por já possuir uma determinada percentagem do respectivo capital.

Esclareçamos duas coisas:
1-O BES tem apenas cinco por cento da PT, accionista maioritário da Lusomundo. O BES, embora pareça, não é o dono da PT e a comissão executiva do maior grupo empresarial português ainda não foi capaz de esclarecer esta questão. Toda a gente, incluindo as dezenas de milhar de pequenos accionistas da PT , ficam convencidos de que Miguel Horta e Costa e seus pares recebem ordens directas do BES
2 - O sr. ministro Morais Sarmento não tem que preferir coisa nenhuma. A venda de um activo da PT é um acto de gestão da sua Comissão Executiva.
A não ser que as preferências do sr. ministro e a pressa do BES estejam relacionadas e justifiquem o comentário que foi feito ao post publicado neste blog, a 10 de Dezembro de 2004, com o título Administradores-Comentadores.
Oh! sr. ministro ainda está a pressionar o BES ? Ainda tem poder e capacidade para retirar daquele banco as contas do Estado e das empresas públicas?

Sem comentários: