sexta-feira, março 25, 2005

Rdp África II

Para a RDP África o importante é libertar-se das influências instaladas pelo seu anterior director- David Borges - já que a sua propalada ascendência cuanhama se tem casado com algum sucesso com o "quipungo" Kundy Payama, exactamente o primeiro comissário do Cunenne ( Ongiva), e também o primeiro a fugir da invasão sul-africana, de pasta à " James Bond" e pulseira de ouro no braço esquerdo. Lembras-te David Borges? Não? É verdade, não estavas lá, já tinhas fugido muito antes.

É verdade: são mensagens cifradas, as chamadas "private jokes", mas eu explico: David Borges, branco de gema, filho de sargento do exército colonial português, nascido em Pereira d'Eça perfeitamente por acaso, simpatizante da UNITA de Jonas Savimbi desde a primeira hora, depois de ter fugido para Portugal , assim que as condições o permitiram - diria mesmo, exigiram - transformou-se em Cuanhama ( tribo pertencente a uma nação importante do Sul de Angola e do Norte da Namíbia - a Nação Ambó) apenas porque tinha nascido na então Pereira d'Eça.

Nunca falou uma palavra Cuanhama, nunca usou tchinkuani, nunca manipulou uma zagaia, mas acha-se um cuanhama, súbdito do rei Mandume.

Porquê? ( ele não sabe o que é um tchinkuani, o rei Mandume... a Nação Ambó)

Porquê?

Porque lhe serviu de chave para algumas portas: Aldemiro da Conceição , " o acessor prás gajas" do presidente Eduardo dos Santos, no tempo em que o ZéDu utilizava a piscina do Futungo... Kundy Payama...

Aqui está a porta estranha: é que Kundy Payama, ex-primeiro cabo do Exército Português, no ASMA, em Luanda, natural do Kipungo, Província da Huíla, foi nomeado como primeiro comissário do MPLA na Província do Cunnene, com capital em Ongiva (ex-Pereira d'Eça) e foi também o primeiro a fugir perante a eminência da invasão sul-africana.

Em Outubro de 1975, com uma pasta à "James Bond" e uma pulseira de ouro à "betinho dos anos sessenta", apareceu no Lubango implorando uma boleia para Luanda. Nunca ninguém percebeu o ar assustado do actual e ex-ministro não sei de quê. Eu acho que ele queria mudar de calças e de tudo o resto em terreno seguro - Luanda.

São estes dois homens (David Borges e Kundy Payama) que têm, hoje, uma aliança perfeita, com o acessor de ZéDu pelo meio.

São estes dois homens - que não sabendo a história de Mandume - também não sabem as do Comandante Kapofy (Cowboy) e do militante-poeta Vidigal, esses sim verdadeiramente cuanhamas - mortos com tiros nas costas, quando defendiam o seu povo dos canhões racistas sul-africanos.

Fazer o quê, David? Ensinar-te outra vez a história? Vai, vai, mas deixa-nos em paz. Escusas de dizer que não gostas " do rumo que as coisas estão a tomar".

Que rumo?

Alguma vez o tiveste?

Sem comentários: