terça-feira, março 29, 2005

Os Assaltos das Fardas

O Governo chefiado por José Sócrates tem estado a conseguir o objectivo a que se propôs para os primeiros tempos: ganhar a confiança dos Portugueses.
Digamos que em alguns sectores, sim.
Digamos que noutros, não.
Por exemplo: com o novo código da estrada os portugueses correm o risco de ser verdadeiramente assaltados pela BT da GNR e pela PSP.
Assaltos provenientes de verdadeiras emboscadas. Os agentes da BT e da PSP não andam na rua para proteger os cidadãos cumpridores. Eles sabem os locais onde podem esconder-se para verdadeiras emboscadas, cujo resultado é sempre um roubo à carteira dos incautos - roubos cujos produtos agora podem multiplicar, com o novo valor das coimas ou das multas, ou lá como se chama essa cobrança que faz lembrar os velhos tempos dos impostos mandados cobrar pelos reis a quem lhes atravessava as propriedades.
A verdade é que os tais agentes nunca aparecem quando há verdadeiras dificuldades de trânsito. Nessas horas estão sempre longe, encostados.
Era bom que o novo ministro da administração interna, ou lá o que é isso, proíba emboscadas policiais. Que andem na rua, com carros devidamente identificados, que se coloquem nas auto-estradas, nas estradas mais problemáticas, mas à vista de todos, para evitar os desastres.
E já agora, de uma vez por todas: deixem-se de dar publicidade a estatísticas que não dizem nada, que não comparam nada, que são verdadeiras anedotas. O que é isto de , "no mesmo período" terem ocorrido menos acidentes e ter havido menos vítimas mortais? Que raio de comparação é esta? Então na Páscoa (ou no Natal, tanto faz,) deste ano houve o mesmo volume de tráfego em todas as estradas, com o mesmo tipo de veículos?...
Esperemos que no tal ministério apareça alguém que saiba alguma coisa de Matemática e que obrigue a DGV e todas as polícias a estudar estatística - umas pequenas luzes que sejam para perceberem a figura de parvos que andam a fazer há anos, com as televisões, as rádios e os jornais a ajudar.

Sem comentários: