segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Tudo Como Dantes

É bem possível que a Democracia seja o melhor sistema político. Creio que, de um modo geral, os democratas acreditem que seja o único, o supra-sumo. A questão que se levanta é a de saber onde começa e onde acaba. É difícil imaginar virtude na ideologia vendo os democratas perorar na Televisão ou imaginá-los a telefonar para o Expresso ,quando o sr. Balsemão não está lá,bem entendido, ou para o Indep.,seja quem for que lá esteja.Intrigar é em si mesma um passatempo divertido, mesmo sob a forma de filha de putice reles.Deixa de ter graça quando se exerce como acção política. Não venho aqui discutir moral. O que pretendo pôr em questão é o comportamento dos democratas. Não encontro nada de mal na democracia. Aceito que seja um excelente sistema político. embora muito virado para favorecer os políticos, mais do que enriquecer a populaça de mais sopa e de melhores costumes.

Confesso que sem querer pôr em causa a democracia, o que eu tenho dificuldade em aceitar/gostar é de democratas filiados em. vulgo: militantes (?) , militantes militam, militam, de militar, ó Diabo! já me perdi ou estou a perder o fio à meada.

Devo confessar que quando comecei a escrever este doloroso desabafo ainda a irmã Lúcia era viva e o Sporting não tinha esmagado o Rio Ave. Do passamento da vidente se têm encarregue os líderes do PSD arrouba CDS pê-tê ( o hifen é devido ao computador, coitado, que, como eu, não sabe ortografar analfabetices), eu prefiro comentar ou entreter-me com a bola, mas depressa me dou conta de que é tempo perdido. O "Record" é pior que o "Expresso" e isso dói-me. Aprendi a vida com "A Bola", quando a vida era o Benfica e o Benfica era o Bloco de Esquerda. Quando o "marreco" a quem também chamavam Teixeira, ficou fechado num camarote do barco que o trazia da Madeira, com destino - imagine-se! - ao Sporting. Nenhum comandante de navio, mesmo de passageiros faria uma coisa dessas. Foi no Benfica avisar e pela noite lá o levaram e o inscreveram. Isso sim, eram assuntos de jornal. Havia uma revista desportiva "stadium" que funcionava, ainda que não o soubesse, como haveria de ser a Televisão. Desvendou a trama do desvio, do mesmo modo que o Indep. o faz com Amaral, Freitas do.

Caiu o Carmo e a Trindade, como Guterres haveria de cair. Empurrado pela ira vermelha, que não tolerava a admissão de um lagarto, nem que fosse para cabeça de lista em Fornos de Algodres. E quando, na semana seguinte, o Benfica, que residia no Campo 28 de Maio e a que, por patriotismo, a malta chamava Campo Grande, recebia justamente o Sporting. Foi coisa séria. O Benfica ganhou por cinco a quatro e o "marreco" marcou quatro golos...

Vocês crêem que Santana é capaz de marcar quatro golos?...

Sem comentários: