sábado, fevereiro 05, 2005

O Bom Tempo

Queixamo-nos nós das elites - sobretudo das políticas.
Há pouco, ao seguir um noticiário de uma das nossas Rádios - a que liga Portugal - lá ouvi o RM da meteorologista de serviço, a prever chuva para os próximos dias e o "regresso do bom tempo" lá para terça ou quarta-feira.
A minha alma fica parva. É suposto tratar-se de alguém licenciada em curso relacionado com as várias geografias, logo com aberturas para a análise científica das consequências gravosas da actual evolução do clima, não só em Portugal, mas em todo o Planeta.
E o que diz ela? Que bom tempo é o céu limpo, temperaturas amenas, mesmo agora, no Inverno, altura em que, supostamente, deveria chover e fazer frio.
E o que diz o "locutor" de serviço da tal Rádio que liga Portugal ? Nada. Nada, porque ele não sabe que o país rural está suplicando aos céus por chuva e clamando junto dos poderes instituídos por apoios que lhe permitam manter os animais, as pastagens e a esperança de ter condições para lançar algumas sementes à terra.
Que maneira de ligar Portugal!
É claro que todas as outras rádios e todas as televisões estão a repetir o conceito de "bom tempo", desligando-o da ideia de chuva. Ora, a verdade é que, muitas vezes, a ideia de bom tempo não pode ser dissociada da de chuva.

Sem comentários: