quarta-feira, junho 01, 2005

OS TEMPOS MUDAM

E nós mudamos com eles. Não sei. Vi que desde ontem a cidade fechou, perdão, perdão, mudou, lá ia eu plagiando o heterónimo dele. Aconteceu-me vir a Lisboa e, de repente, vejo duas esquinas, a primeira na Paiva Couceiro, onde, do outro lado da Morais Soares, um banco que estava lá, já não estava. Desço a calçada; no Chile rumo à esquerda, Almirante Reis abaixo, como se fosse para a Portugália. E de repente outra esquina sem banco. Sem o banco que lá estava.
A quantidade de cafés que eu perdi em Lisboa, tornados bancos. Agora parece ser a vez da banca se reduzir. Só que não aparecem cafés.
O que eu não daria para reaver o Royal, com a esplanada, no Cais do Sodré, à esquina com a rua do Alecrim. Já nem sei andar em Lisboa, já nem sei às quantas ando.
Um pretexto para tomar café. Da tv no alto saiu um som estranho vil pão. Não era, claro, nada contra o paposseco, foi o Chirac a mudar de primeiro-ministro. O melhor é telefonar para lá saber o que é isto. Não é preciso um dicionário para dizer alô em francês. Villepin é um artista com história. Era primeiro-ministro, com maioria. Dissolveu-se a Assembleia, novas eleições e lá se foi a maioiria. Não parece o caso dos bancos, que tão depressa são bancos, como passam a lojas de fancaria!
Não esqueçam que o primeiro não é o que custa mais. Amanhã é a vez dos holandeses expressar a sua imensa vontade de não dizer sim.
Pois, sim, pois, sim, e que será de nós, que somos mais vocacionados para dizer talvez?
Talvez já nem haja Europa, nem Durão.
Quando chegar a altura dos saldos, Bush compra a metade de cima e dará a parte de baixo aos pobrezinhos. Eu farei como os cafés do Rossio: vendo-me ao primeiro que passar...
Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.

Sem comentários: