sábado, junho 04, 2005

Os Nãos Europeus

Não deixa de ser interessante verificar as reacções portuguesas aos "nãos" dos outros, neste caso, o não dos franceses e dos holandeses à proposta de um novo tratado de constituição europeia.
Um tratado para substituir um outro, o de Nice, que entrou em vigor em Janeiro de 2005, concebido para albergar a turba de europeus do Centro e do Leste.
Para uns quantos portugueses ilustres, o não francês podia ser uma catástrofe, para outros, igualmente ilustres, com direito a tempo de antena e a escritos nos jornais, foi o produto da ignorância e da falta de informação, representou, não uma resposta à proposta da constituição europeia, mas uma vontade incontrolável de deitar abaixo o governo.
As versões da análise sobre o não holandês são um pouco diferentes, mas vão ter sempre à falta de consciência e de informação.
Claro que também os dinamarqueses - que se preparam para dizer não - vão ser rotulados de mal-informados, ignorantes e outras coisas piores.
Bons, bons, mesmo vão ser os portugueses. Nós sim, estamos perfeitamente informados e, como, ao contrário dos franceses, não atravessamos nenhuma crise de identidade, vamos votar "SIM". Como a Espanha também já disse sim, em referendo, e uma série de outros países também já aprovaram o novo tratado nos respectivos parlamentos, sempre temos a possibilidade de juntar umas quantas bandeiras e ir fazer uma outra Europa, ali mesmo ao lado, para ficarmos a apreciar o inferno dos não informados, dos ignorantes, com profundas crises de identidade.
O que custa mesmo nisto tudo é verificar a incapacidade de reacção dos líderes políticos a um resultado que se adivinhava. Durão Barroso fez declarações absolutamente idiotas, do tipo, "faço um apelo à reflexão, à calma ..." e coisas quejandas.
Em Portugal, o meio metro veio logo dizer que não realizar o referendo era sujeitar o heróico povo português à humilhação de não sei o quê.
E ninguém conseguiu explicar por que razão povos como os de França e da Holanda votaram "NÃO".
Ora, como não aparece ninguém a explicar nada, é bom que se olhe para algumas outras reacções: em Itália, apareceu logo um ministro a dizer que o melhor será fazer circular, de novo, a lira, ao mesmo tempo que o euro.
O mesmo acontecerá brevemente noutros estados europeus, provavelmente mesmo em Portugal. Tal seria bom para os políticos que gostariam de voltar a ter nas políticas cambiais um instrumento de política económica.
Enfim... estão para acontecer algumas coisas interessantes e nós, por cá, continuamos a olhar-nos como os mais inteligentes, os mais sábios, os mais bonitos. Por isso bem merecemos uma Europa só para nós. Em Outubro ela vai cair-nos no sapatinho. Afinal, Natal não é quando um homem quer?

Sem comentários: