domingo, junho 05, 2005

ENTRE O SIM E O NÃO

Cabe sempre um talvez. E talvez tenha sido por isso que fugi da crónica sobre os nãos e os muitos ses que ela suscita. Pessoalmente sou um europeu do tipo saloio. Conheço melhor a Malveira (e já não passo por lá há uma vintena ou mais de anos) do que a Inglaterra toda. Passei umas horas em Londres, andei de metro e de maximbombo. Jantei um steak com batatas fritas (juro), coisa que nunca como em Lisboa. Das restantes vezes foi só escala nos aeroportos. E por via dos aeroportos londrinos conheço um bom pedaço da Austrália, que não vem para aqui chamada, como as ilhas da Nova Caledónia, da minha viagem de núpcias, aos 65 anos, quando me reformei, tal e qual, sem subsídios extras ou comprometedores.
Bom,que mais? Ah! Sim, pois, a Espanha, isso sim, desde o tempo da peseta barata e do meu primeiro «metro». A França, claro; a Itália menos, mas o suficiente. Da Alemanha um pedaço de Munique, onde fui com um colega buscar o BMW dele, que nos facultou um imenso regresso
a Lisboa, onde estava de passagem, habitava em Luanda.
Bom, esqueceu-me de mencionar o Luxemburso, mas não tem importância. Passei por lá uma vez para apanhar um avião de regresso ao Jornal Novo. Estados Unidos e Brasil não fazem parte da crónica.
Sei pouco da Europa sim ou da Europa não. Nunca fui à Holanda, e gostava de ter ido. Aprendi a gostar dos holandeses, quando estava em Angola e soube das «Minas malucas» por uma revista sueca. Mais tarde um poeta havia de fascinar-me a contar a experiência dele na Holanda, um paraíso de liberdade. Tudo isso já bem na gaveta da História, mas influencia o meu apego pelo país que não conheço.
A história das «minas» data do fim de guerra na Europa. Até então a Holanda era sociedade recatada. Durante a guerra a escassez de mão de obra (praticamente só os homens trabalhavam) levou as fábricas e outros armazéns a abrir as portas às mulheres. Nas principais cidades costeiras mudou a paisagem e iam mudar os hábitos.
Os cafés, as tascas das zonas fabris não tinham sido equipados como lojas mistas. Até então os clientes eram homens e, de repente as mulheres passaram a dividir o consumo. Queriam sentar-se em grupo e discutir modas e sindicalices, que também começava a estar de moda. As tascas não dispunham de sanitários para senhoras. As pequenas não foram de modas e deram volta ao assunto. Ocuparam quase todos os tascos da área; duas ou três ficavam sentadas em cadeiras às portas da «cazinha», a tricotar. Estenderam umas cortinas de rendas por sobre as portas e impediam a entrada a machos. Que festa que seria para as televisões de hoje!
Mas elas ganharam, como hoje em dia se pode verificar, em qualquer momento de aperto!
Outro triunfo do movimento feminista foi contra o excessivo recato. A Rainha de então alimentava um puritanismo rígido. No dia nacional, festejado com um cortejo tradicional, as «minas malucas» integraram-se em grupo no cortejo, carregando um enorme símbolo fálico...
Anos mais tarde, quando o poeta me falou da sua estadia holandesa, a Holanda já era outra e surpreendeu o próprio poeta. Puritanismo nem vê-lo e não fora ele poeta e certamente teria criticado alguns excessos de arroubo.
Hoje, quando é preciso, votam não e não acreditam que seja uma tragédia.

Sem comentários: