segunda-feira, junho 20, 2005

GOSTAR DO PRÓXIMO...

Nem faz mal se ele estiver afastado!De certo modo, o próximo também se pode entender como o seguinte, o que vem depois, logo não há razão para reservas e até se podem alimentar algumas esperanças, sobretudo as de caracter erótico...
A fraternidade não é uma obrigação. A fraternidade limita, não é generalista. Mesmo com pais comuns é frequente um tipo detestar a irmã ou invejar o mano. Ora como convencer um tipo que não suporta os sobrinhos e abomina a cunhada a ser prestável com a vizinhança, especialmente se for toda de brancos, menos ele próprio? E muito mais se o tipo estiver convicto ( e com alguma experiência) de que os brancos, grosso modo, não gostam de mestiços, quase tanto ou mais do que de pretos. Com os chineses é mais fácil. Eles não percebem nada do que se
lhes diz e podem dizer o que lhes aprover que nós não entendemos patavina.
E próximo também tem a ver com proximidade. Numa situação de carência é mais simples amar o que está à mão ( ou a que está ali mesmo) do que quem estiver longe. Pode ainda, como faz regularmente um amigo meu, amar perdidamente a que está ausente, e ir aproveitando do que gira pelas cercanias... Enfim sentimentos que ajudam a comprender que no fim de contas o amor devido ao próximo não será tão cândido como a moral aconselha.
Já o ódio é mais díficil de entender e em geral se vende como recalcamento.
Pelos idos de sessenta do Século passado estalou um caso invulgar de xenofobia na África do Sul. Não estou a gracejar e o invulgar estava apropriado. Uma assembleia legislativa procurava propor que a colónia madeirense fosse classificada como não branca! A moção esteve por um tríz para ser aprovada. A intervenção da diplomacia portuguesa, das raras que não condenava o regime do apharteid, contribuiu para que a proposta não fosse discutida. A acusação que pendia sobre os portugueses da Madeira era de serem associais, de não participarem, de não consumir e de não investir. Era como se estivessem condenados a trabalhos forçados.
Não devem ter ganho para o susto, mas aprenderam a lição. Pouco tempo depois, a colónia tinha-se transfigurado. Já dispunha de centros de convívio, dispunha de um jornal e espeitavam outros negócios para além das mercearias. E foi dos madeirenses o primeiro impulso vinícola.
O que por essa altura despontava era o anti-racismo. Racismo era, então, o modo de ser. Quem não se lembra dos pubs ingleses na China terem inscrições do género proíbida a entrada a cães e a chineses? Quantos anos os chineses suportaram aquilo? E quantos deles não esqueceram?
Na África portuguesa não havia menos racismo, o que havia era outra legislação e a segregação não era obrigatória. Por isso as escolas abriram-se a todos e de meninos os portugueses aprendiam finalmente a caminhar juntos. O funcionalismo público participava integrando cidadãos de todas as etnias, incluindo a branca. As empresas do grupo do Vinhas e outras que depois se seguiram prometiam uma Angola bem diferente. Esteve quase.
Muito do quase acabou por rumar a Europa, para as covas da moura, que por aí abundam. Aqui não encontraram legislação estimulante. Tropeçam no racismo puro e duro e na xenofobia. Não é por do outro lado estarem brancos portugueses. Na Africa do Sul são os brancos portugueses a pagar, maneira de dizer, a morrer. Em França não se quer mais gente do Leste. Houve tempo que os franceses se alimentavam na Indochina ou na Argélia. Comia-se bem!
Como os madeirenses na África do Sul, a leva de portugueses para França, a fugir à guerra colonial, criou os primeiros bidonville, que era a maneira de estar dos deslocados. Trabalhar, poupar e mandar para a família. Houve alguma indignação e medidas, também. Também estes tiveram a aprender. E aprenderam e integraram-se.
Pior é quando a leva é grande e a absorção curta. De repende eles são orientais e eslavos, africanos de muitas áfricas, ávidos e desalentados. Já não há cobertor que estique. Tornam-se incómodos e mão de obra para máfias globalizadas. Assustam e forjam temores e raivas, ódios e xenofobia.
Para nós já não há Brasil e os states já foram. A Venezuela, sim, mas.
E os chineses começaram a chegar. Se quiserem perceber melhor vão a Paris ou a Londres.
Olhem à volta. Um amigo que foi a Bruxelas e, no regresso passou por Paris telefonou-me eufórico: «tu exageras. Ontem vi três franceses no Metro!»

Sem comentários: