sexta-feira, dezembro 03, 2004

Um País Parado

O País está parado. Ainda bem. Um passo mais e estaríamos estatelados no fundo precipício. O problema não é esse, o problema é que vai estar parado demasiado tempo. As instituições funcionam a carvão. O Presidente da República tem que cumprir não sei quantas formalidades e prazos para parar de facto o combóio da desgraça. Depois há os prazos das eleições e mais o tempo de espera depois delas. O país só vai andar daqui a seis meses ou mais.
Ora aqui está um tema sobre o qual se devia reflectir - sobretudo os Partidos que vão concorrer às eleições. Agora é que é tempo de apresentar propostas aos cidadãos.A criação de um sistema mais expedito, para nos livrarmos destes maquinistas suicidas talvez fosse bem visto.
Para além das vantagens que a rapidez de substituição de um mau governo tem, haveria ainda uma outra: obrigava os partidos políticos a estar permanentemente preparados para eleições, sob todos os pontos de vista, inclusivé o de saberem que entre os seus dirigentes há gente de quem o povo desconfia. A memória colectiva funciona melhor para os erros.

Sem comentários: