sábado, dezembro 18, 2004

É Necessário Responsabilizar

O Engº. José Sócrates disse ontem, em Lisboa que, no caso de o PS ganhar as eleições de 20 de Fevereiro, não vai passar o tempo a criticar os anteriores governos, a fazer apelos ao passado e não vai desfazer o que, eventualmente esteja bem feito, só porque foi feito por outros.

Tudo bem. A conversa da herança do passado faz lembrar os poderes africanos, que, trinta anos depois, ainda atribuem as culpas de todas as desgraças ao colonialismo.

Todavia, é necessário responsabilizar os autores de erros graves, começando pela sua denúncia, para que não aconteça o que sucedeu ao PS, quando, em 1995, subiu ao poder e se esqueceu(?) de denunciar todos os atropelos cometidos pelos governos de Cavaco Silva. Apenas dois exemplos: o PSD de Cavaco Silva matinha milhares de trabalhadores da função pública a recibo verde, em situações verdadeiramente kafkianas e o PS admitiu-os nos quadros que comportavam as vagas para tal.

Pois bem: alguns meses depois já o PS estava ser acusado de ter sobrecarregado a função pública.

Houve muitas auditorias levadas a cabo em diversas estruturas empresariais da responsabilidade do Estado e em diversos níveis da administração pública e que demonstravam erros e falcatruas dos anteriores gestores e que foram silenciadas. Porque razão? por causa das eventuais cumplicidades do chamado lobi dos gestores públicos - que fazem todos parte do bloco central?

Não interessam agora as razões, mas importa lembrar ao engº. Sócrates que o PS, mais tarde, acabou por pagar esse branqueamento.

Sem comentários: