terça-feira, abril 05, 2005

Ricardo Salgado Quer Ser o Dono do Negócio

O "Jornal de Negócios" de hoje reproduz partes da entrevista que o presidente do BES, Ricardo Salgado, deu à RTP 2, no último Sábado, destacando as afirmações respeitantes à PT, "à vulnerabilidade da PT".

Ricardo Salgado traz, de mansinho, de novo, à baila o fantasma espanhol, avisando que a PT pode vir a desaparecer, evidentemente, sob o gigantismo da Telefónica.

A estratégia do banqueiro, que aparece envolvido em todos os grandes negócios deste país e doutros, como por exemplo do Chile de Pinochet, é óbvia.

Este governo - ou outro qualquer, isso não interessa - tem que perceber o fundamental da sua mensagem , repetida o número suficiente de vezes para ser entendida: o BES não pode fazer nada para contrariar o que parece inevitável (tomada da PT por um operador estrangeiro, particularmente pela Telefónica), a menos que sejam levantados "os constrangimentos impostos aos bancos" nas participações não-financeiras.

Isto é, o BES não quer limites à sua participação financeira na PT - e o mesmo em outras empresas - para poder determinar o seu futuro.

E que futuro será esse?

Com mãos livres, o BES fará o que sempre faz: vende com grandes lucros aquilo que reivindica do Estado a baixos preços, como estratégia para a" salvação nacional".

De resto, não deixa de ser curioso que Ricardo Salgado saliente o facto de a "PT se estar a bater contra gigantes", citando a Vodafone, quando toda a gente sabe que ele foi um dos que vendeu à Vodafone a sua participação na Telecel, uma empresa congeminada a partir de um a licença gratuita, concedida pelo Governo de Cavaco Silva, com o objectivo de desenvolver as telecomunicações em Portugal.

Só que a proibição da sua venda tinha um prazo e no dia seguinte o BES e o Grupo Amorim realizaram as suas mais valias.

Mais valias conseguidas à custa de um Estado suficientemente ingénuo para dar o que devia ter vendido, mas, mesmo assim, legítimas à luz das leis do mercado.
Ora, se o mercado se regula por compras e vendas legítimas, onde está o problema de a PT ser adquirida por um grande operador de telecomunicações estrangeiro?

Não foi essa a lógica da privatização da PT? Quando o Estado afirmava querer ficar com , pelo menos 25 por cento do grupo, para o poder defender das ameaças agora evocadas, bancos e banqueiros protestaram.

Que melhor protecção pode ter a PT do que ser integrada num grande grupo de telecomunicações, com capacidade de eliminar as participações que implicam mera especulação financeira?

Parece evidente, para quem tem acompanhado os últimos anos da empresa que a PT já não é uma unidade de excelência no domínio da tecnologia, mas antes mais um grupo financeiro, que gere os seus activos de acordo com as tais leis do mercado.
O que o BES quer parece claro: aumentar a sua participação directa no Grupo Portugal Telecom, com as acções a baixos preços, e vender, quando os tais gigantes, agora adormecidos, despertarem.

Nessa altura, Ricardo Salgado aparecerá a defender o negócio com as máximas de sempre: são as leis do mercado; vivemos num mundo globalizado.

Para Salgado este é ainda o tempo de esgrimir o pior fantasma que se pode agitar em Portugal: Espanha.
E diz ele que não é político.Também não é piloto e usa aviões especiais para negócios especiais.

Sem comentários: