sexta-feira, abril 22, 2005

É MUNDO QUE TEMOS

Achei por bem oferecer-me umas férias curtas. Como não tenho nenhum amigo milionário, não
fui de canhoneira e nem por isso me vi grego, por ir de carro. Fui sem net, sem portátil, e sem preocupação. O Papa já tinha falecido que me chegasse, mas depois de três dias de viagem, quando liguei a televisão, para saber do mundo, era ainda a morte dele o assunto. Já tinha de sobra e o conclave que estava para seguir-se não me dizia nada. Paris está muito na mesma.
Finalmente comprei um matutino, de uma prateleira de um supermercado de Chateau Thierry e quase caí: era o desemprego, os desempregados a lastimar-se, uma senhora, quadro superior de uma grande empresa comercial a queixar-se que a inflação lhe comia mais de dez por cento do salário. Enfim, populices!
É bem verdade que também eu sou vítima do sistema: entre um bourgogne e um bordeaux não
se coloca a questão de gosto, eu não coloco, mas de preço e, por isso, opto pelo que posso comprar. Bom, mas aqui para nós, que ninguém nos ouve, não tive a mais pequena curiosidade sobre o que teria acontecido numa aldeola onde houve um congresso, mas passei algum tempo a folhear pasquins expostos à espera de saber coisas da minha terra. Um portuga não deixa de ser saloio só por estar numa lojeca de Saint Germain. Nada. Finalmente, na quinta-feira o Nouvel Obs trazia uma página de pub, com uma foto de Lisboa, do alto de Alfama, bem bonita, por sinal.
Isso lembrou-me que é bem verdade que Lisboa é um dos destinos de agrado dos executivos e dos quadros médios franceses, para as escapadelas de fins-de-semana. No sábado, foi o suplemento do Figaro a incluir uma página de anúncio, mas desta feita de promoção do Algarve. Foi pelo telefone que acabei por saber que o Benfica perdeu e que estava muito vento em Lisboa.
E de repente dei por mim a rir como um perdido. Villepin é ministro do Interior. Achou por bem dizer que a seguir ao referendo, fosse qual fosse a opção, a política ia ser outra, mais isto e mais aquilo. Raffarin foi aos arames e o seu ministro do Interior achou por bem insinuar que foi Chirac que lhe encomendou o serviço. O Presidente, bem entendido, não confirmou nada, nem desmentiu coisa nenhuma. "Uma tempestade num copo de água" -concluiu. Do lado da oposição, o PS debate-se com um dilema: metade é pelo sim, a outra metade é pelo não, o que está a deixar o PC embaraçado. Mas entre a direita a contradição é semelhante. Chirac entrou na liça mas sem grande sucesso. O Canard divulgava ontem que o presidente apenas convenceu a neta de um velho amigo e colaborador, já falecido.
Isto de políticos está complicado, está. Até parece que, afinal, Santana Lopes fez escola!
Mas não é só de política. Pela Polícia, pelos tribunais passa-se de tudo, como nas farmácias e mesmo sem receita. Um exemplo, retirado de um dos vários processos tipo Casa Pia que ocorrem, mesmo onde menos se espera. Sobre um dos mais badalados, o "scandale d'Outreau"
o mesmo Canard editou um dossier a que chama "O horror judiciário", onde conta como dois homens foram presos devido a um erro de transcrição do interrogatório de um dos rapazes abusados que terá descrito um dos pretensos violadores como "Dany le grand (o alto)". Ao
passar ao papel o agente escreveu "Dani Legrand". E eis como, de repente, na Bélgica dois homens de nome Daniel Legrand, pai e filho, foram detidos e acusados no processo, ficando presos. Ao londo do processo o pai Daniel fez parte de um grupo de seis detidos inocentados, mas o filho aguarda há três anos recurso à condenação. Este e outros casos, agora divulgados, estão
a causar algum embaraço aos diferentes orgãos judiciários.
Pois, então, é assim mesmo. Na minha terra a economia vai mal, nos governos é a trapalhada que se sabe, nos tribunais os processos arrastam-se e isto e aquilo. Pois, sim, pois sim. Mas se não fosse o Benfica ser o que é, seriamos todos iguais, todos europeus, com mais ou menos sim, com mais ou menos não. Ah, grande Trapattoni!...

Sem comentários: