domingo, fevereiro 19, 2006

A Rádio do Nosso Descontentamento

Nos últimos anos o Mundo mudou a uma tal velocidade que se demoramos a reparar nas mudanças corremos o risco ser ultrapassados. E mudou de todas as maneiras e em todos os sectores. A vida de hoje não tem nada a ver com a vida de há vinte, quinze, dez anos.
As mudanças tiveram também vários sentidos: houve mudanças boas e mudanças más, mesmo considerando a carga subjectiva da classificação.
A Rádio, por exemplo, do ponto de vista da tecnologia, conheceu diversas revoluções e hoje fazem-se coisas inimagináveis há alguns anos.
Todavia, do ponto de vista da qualidade de quem "faz" essa Rádio servida por uma tecnologia estrondosa, as mudanças foram para bem pior.
E o resultado é uma Rádio praticamente impossível de ouvir, apesar da pureza do som, sem sopros de emissores, sem distorções, sem brancas, sem todos aqueles precalços que faziam da Rádio também uma aventura.
Há, obviamente excepções: Na Antena 1 o Rafael Correia e o José Nuno Martins e na TSF, o Fernando Alves.
Eu deixei de ouvir Rádio sistematicamente, como fiz durante anos. Agora, já nem no carro. Tenho a " minha música" armazenada e é essa que ouço.
Logo pela manhã percorro os diversos noticiários, das diversas emissoras. São todos iguais, muitas vezes com os mesmos erros que se repetem ao longo do dia.
Sempre que tento retomar o velho hábito da Rádio como companhia desisto: do outro lado está alguém - agora são mais vozes femininas que masculinas - a dizer uma vulgaridade, a lembrar-me as horas, a falar do tempo ou do trânsito. Quando arriscam qualquer outra coisa temos piroseira... E isto para não falar da música que nos "obrigam" a ouvir.
Para os momentos em que, por alguma razão, não tenho disponibilidade para a "minha música" sintonizo-me na ClassFM. Aí não tenho que ouvir ninguém e a música agrada-me.
Que saudades da Rádio feita por gente que a fazia como se de um sacerdócio se tratasse e não uma profissão legitimadas por um canudo!!!

1 comentário:

CN disse...

é capaz de ter razão, mas ainda acho que vale a pena ouvir rádio, ouvir as notícias na rádio. ainda é a rádio que chega primeiro às coisas e dá as notícias em 1ªmão. é verdade que a qualidade dos profissionais jã não é o que foi... ainda assim, ainda há uns tipos bons. claro, o Fernando Alves! mas tem outros...