quinta-feira, fevereiro 09, 2006

A Manipulação

Há algumas manipulações agradáveis, daquelas que pressupoêm as mãos, macias, de preferência, mas, em matéria de manipulação na comunicação social, o que está a acontecer em Portugal, a propósito da OPA de Belmiro de Azevedo sobre a PT merecia, pelo menos, uma reprimenda da alta autoridade para a comunicação social - afinal a única pena de que há notícia relativamente a todos os atropelos cometidos pela dita... incluindo atropelos às leis de publicidade.
O jornal "Público" de hoje traz na primeira página uma notícia verdadeiramente "criminosa", porque afirma que o Governo não gostou da posição do Conselho de Administração da PT, relativamente à OPA da Sonae e acrescenta uma série de outras "barbaridades"que são, obviamente, pressão do patrão da Sonae, igualmente dono do "Publico", sem citar uma fonte.
Esta notícia foi repetida por várias rádios e vários televisões, sem um vírgula alterada...
Há um outro jornal de economia que afirma, peremptoriamente, que o governo irá contra a Autoridade para a Concorrência, viabilizando a fusão das duas empresas de telecomunicações móveis - a TMN e a OPTIMUS. Quem acredita?
O que surpreende é o facto de a PT ter revelado, ao longo dos últimos anos, uma enorme capacidade de manipulação da comunicação social, através da agência de Líbano Monteiro, que colocou, inclusivé, parte da sua gente na estrutura interna de comunicação da PT - incluindo o seu director central, Abílio Martins, e agora se mostra completamente manietada, sem conseguir contrariar os argumentos daqueles que parecem ser os seus adversários.
Será que a JLM já se passou?

Sem comentários: