quinta-feira, dezembro 01, 2005

ESTIMO AS MELHORAS

Estimo, sim senhor, de quem estiver doente. Desde pequeno que fui fazendo o circuito dos hospitais, visitando familiares, amigos e conhecidos. Recordo-me por vezes de uma prima, da minha idade, que fui ver ao hospital de S.José. Éramos miúdos e frequentavamos a escola primária. Chamava-se Caudete. Fui vê-la algumas vezes. Dantes passava-se muito tempo acamado, em enfermarias imensas, cheias de camas, alinhadas, contra as paredes, e algumas filas no centro. Deixei de ir, quando ela morreu. Mas vi muita gente que curou as maleitas.
Já sexagenário avançado é que me coube, a mim, ser o visitado. Passei três longos dias num hospital privado, fruto do sistema de previdência mais providencial do que o comum. Um dia destes, dei por mim a meditar sobre o que efectivamente foi mudando na assistência hospitalar e nos próprios hospitais. As grandes enfermarias desapareceram e preserva-se melhor a intimidade. O hospital humanizou-se, ainda que tivesse permanecido a dificuldade de acesso. Ao longo dos anos fomo-nos habituando ao drama que era conseguir vaga nos hospitais. Não raro se dava conta do excesso de doentes acamados nos corredores do Banco.
Evoluiu-se. Mas evoluiu-se também noutro sentido. No sentido comercial. Hospitais comuns e hospitais privados. Presumia-se que os segundos viessem aliviar as enormes e demoradas listas
de espera.
Não foi bem isso. Na génese esteve o negócio. Um negócio como outro qualquer. Cuidados médicos imediatos, sim, mas com preços a condizer. Como qualquer negócio acentava na procura. Procura inicialmente elitista. Não estaria em causa a doença, mas o porta-moedas do doente. Mesmo os doente com porta-moedas recheado não gostavam e não gostam de gastar
o taco no hospital e nessa altura gostam mais de exigir direitos de cidadania e preferem o tratamento prestado pelo Estado. Os privados optaram, então, por infiltrar os esquemas ditos sociais, através de seguradoras e associações sócio-profissionais.
Aos hospitais do Estado já não bastava a complexa batalha que é preciso travar continuamente para evitar os abusos dos laboratórios e outros fornecedores. Há, agora, uma nova frente. Os hospitais tradicionais estão a perder doentes. De repente descortina-se que há menos doentes que camas. Num período curto fui três ou quatro vezes as hospitais distintos e tive ocasião de constatar isso mesmo. Muitas camas vagas.
Pressente-se mãozinha dos privados. Pressente-se que presumivelmente as listas de espera não diminuiram, mas a crise talvez afaste doentes dos hospitais privados e seja necessário um estímulo extra. Seja o que for deve ter explicacão e o que tem explicação deve-se explicar.
Talvez o governo pudesse interessar-se mais e melhor pelos assuntos do Estado, ainda assim a melhor maneira de influir nas eleições...

Sem comentários: