domingo, dezembro 25, 2005

As Estatísticas da GNR

Já o ano passado fiz aqui alguns reparos ao modo como são apresentados os números das operações Natal e outras similares, por parte da GNR, relativas ao trânsito. E nada muda, nem mesmo o barrete idiota que um oficial da corporação usa durante "o boneco" que todas as televisões querem para darem credibilidade aos disparates que entretanto vão dizendo.
Quando a GNR tutela uma afirmação, segundo a qual este ano houve não sei quantos mais mortos e desastres do que no ano passado, em igual período, está a comparar o imcomparável. O período de tempo não conta nada para esta informação, porque se desconhecem dois elementos fundamentais: o número de veículos que circulou num e noutro ano e a sinistralidade média de iguais períodos de tempo em épocas sem festividades.
Como complemento da informação faltam, igualmente, as condições climatéricas de um e de outro ano e as quantidades de combustível gasto.
Se a GNR e as televisões querem assustar a população com números de mortos, acidentes e outras coisas, então façam-no de um modo correcto. O que fazem actualmente e nós todos temos de aturar, é uma verdadeira palhaçada.

Sem comentários: