segunda-feira, junho 04, 2007

O Ridículo da Comunicação em Portugal

Nos últimos anos criaram-se inúmeras Universidades em Portugal e em todas elas cursos de comunicação, marketing, jornalismo e afins.
É verdade que a maior parte das pessoas formadas nessas universidades está desempregada, manda curriculos para tudo quanto é sítio, ou está a trabalhar noutras áreas para onde entrou escondendo o facto de ser licenciado em comunicação ou qualquer outra coisa afim.
Com tanta formação e com tanta concorrência seria de esperar que a comunicação feita em Portugal tivesse algum nível. E não refiro apenas o jornalismo onde acontecem coisas verdadeiramente espantosas (ontem, por exemplo, um comentador de ténis, na Eurosport dizia que um dos treinadores de uma das participantes tinha feito um trejeito indicativo de que estava a "evacuar a tensão").
Ora, com tanta gente desempregada no sector da comunicação (seja ela qua seja) é legítimo pensar que os outros, os empregados, produzam com qualidade.
Presunção errada, do meu ponto de vista, claro....
A Publicidade produzida em Portugal é tão ridícula que assuta. Há, por exemplo, uma série de anúncios de Rádio e Televisão, feitos por um rapazinho que até tem jeito, é mesmo um bom humorista, e que se chama Bruno Nogueira, sobre uma cerveja, que é de fugir.
Mas o meu objectivo é falar do cartaz de campanha de António Costa em que ele aparece de braços cruzados. O retrato é mesmo infeliz: o sr. parece aleijado. Há ali qualquer coisa que lhe tira parte de um braço...
Como é possível? O PS não tem gente com olhos direitos? O próprio António Costa não tem medo de ser ridicularizado pelo próprio irão na SIC, já que ele não perdoa gagues, como ficou demonstrado com aquele célebre engano do António Guterres sobre o PIB nacional?
Por amor de Deus, retirem o cartaz o mais rapidamente possível e renovem a equipa que está a fazer a campanha!

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