sábado, novembro 12, 2005

Justiça!!!!

Sempre foi a questão mais delicada de todas as sociedades, de todos os sistemas de poder, a Justiça. Sempre houve a tentação de quem a administra de o fazer a seu favor e dos seus. Por isso, a democracia de um Estado se avalia pelo "estado" da sua Justiça. Uma justiça corrupta, com agentes manobráveis, compráveis, inviabiliza o cumprimento dos preceitos de um regime democrático.
Se, por hipótese, entre os elementos executores da Justiça, por exemplo, entre nós, alguns dos agentes da Polícia Judiciária ou de qualquer outra, ocupar o tempo a compilar informações sobre pessoas notórias e que, previsivelmente, poderão vir a desempenhar papéis importantes neste ou naquele sector do Estado, e a elaborar dossiers prontos a vender, estaremos perante o quê?
Não seria interessante saber que os magistrados públicos, o Ministério da Justiça e não sei quem mais, ponderasse estas hipóteses e aceitasse que as várias denúncias que lhes vão chegando têm algum fundamento?
Não compete aos Tribunais e ao Ministério Público garantir aos cidadãos as condições indispensáveis ao exercício de todas as liberdades cívicas, incluindo o direito à vida privada?
Será que essas condições estão a ser garantidas em Portugal e que o Estado não está a pagar a gente que faz da investigação da vida privada dos outros um modo de vida?

Sem comentários: