quinta-feira, novembro 24, 2005

ACIMA DE TUDO

Li a notícia num matutino de segunda-feira e fiquei a ruminar. Nem quis saber da Ota, dos 23 anos que vou levar a pagar, nem com receio que com tanto emprego garantido me ponham a mim a trabalhar. Nem consegui perceber se o Benfica não ganhou ou se não perdeu. Pior que ser do Benfica é perder a fé na Justiça. Se o Benfica perde, um gajo pode dizer mal do árbitro. Mas quando dois presos condenado por crime de homicídio a penas superiores a 20 anos são postos em liberdade por se ter esgotado o prazo de apreciação pelos tribunais superiores, de quem é que um tipo tem direito a dizer mal?
Era um simples trabalhador imigrante, que pernoitava com outros num contentor junto da obra. Foram assaltados por seis meliantes. Recusou entregar os seus objectos pessoais. Foi espancado e morto. A polícia identificou a prendeu os assaltantes, dos quais dois foram condenados por homicídio. A Relação de Lisboa manteve as condenações e, segundo o matutino, não deu provimento aos vários recursos. Mas os arguidos já tinham saído em liberdade.
Não faço ideia se algum ministro leu a notícia, nem sei se o Supremo se incomodou ou se a PGR
se lastimou. Na véspera da notícia do matutino, e já agora adianto que foi o «público», o prof. Martelo tinha feiro alusão ao desvario que ia pela dita pgr com a deslocalização das escutas telefónicas. Pior é que a divulgação das escutas deixou entender alguma cumplicidade comprometedora entre o comum dos políticos e o incomum dos «excelências». Viram alguém incomodado com isso?. Durante uns dias houve por aí gente incomodada e a querer saber se os juizes tinham ou não direito á greve. Tanto me faz que tenham como não. O que eu gostava era de ter a garantia de que eram todos honestos e todos competentes, mas estou em crer que o TGV seria bem vindo para mandar embora mais depressa alguns ilustres homens das leis...

Sem comentários: