segunda-feira, maio 28, 2007

A Propósito...

Ainda bem, Rafael, que chegaste das duas longas semanas parisienses. Ao ler as tuas crónicas, lembrei-me que há muito não debitava nada para o nosso blog e confesso que já me estava a fazer falta.
Como vês por aqui nada de novo. A comunicação social à espera de um erro qualquer, assim como o Rafael Nadal à espera que o Federer atire a bola contra a rede, para dar um ar da sua graça.
Um ministro durante um almoço entusiasmou-se a explicar a um economista que lhe tinha posto uma questão, o embaraço da construção de um aeroporto que toda a gente quer, vá de zurzir...e temos um festival...
Mas...por outro lado, Kofy Hanan vem a Lisboa, senta-se no meio de dois tubarões, para falar da pobreza e da riqueza e ninguém na comunicação social lembra que a família Salgado foi responsável pela mais bárbara colonização em Angola, que Balsemão é o dono de mais de 50 por cento da comunicação social portuguesa e que ambos devem beneficiar de apoios do Estado que dariam para resolver grande parte do problema da fome em Portugal e noutros sítios.
Fala-se, entretanto nos investimentos do BES em Luanda: um prédio de 25 andares numa cidade onde se começa a despejar gente sem olhar a meios.
O BES poderia, por exemplo, criar condições de desenvolvimento lá para o Norte, onde em tempos a família Salgado deteve as maiores plantações de algodão e café, trabalhadas pelos tais contratados de que o MPLA nunca deixou de falar, mesmo depois de eles já não existirem.
Sim...o BES poderia tentar reabilitar a família do tal massacre de Cassange. Mas, em vez disso, o que é que faz? constrói prédios, cria bancos, ajuda a elite angolana a recolonizar os angolanos.
Porque é disso que se trata; em Angola, como noutros países africanos, a maioria, diria eu, está a assistir-se não ao tão temido processo de neo-colonização, mas a uma verdadeira colonização levada a cabo pelas respectivas elites que, ajudadas pelos agora grandes investidores, ganharam a capacidade para levar a cabo tal processo roubando os respectivos povos.
Alguém denuncia isto?
Alguém pergunta por que razão, ou razões a filha mais velha do presidente da República de Angola, Isabel Santos,é sócia de quase todas as grandes empresas angolanas e aparece agora como sócia de um banco em Portugal?
Kofy Hanan veio a Lisboa confraternizar com os aliados dos novos colonos, não escapando também ele à classificação, e falar da necessidade de distribuir melhor a riqueza...
Vê-lo entre Balsemão e Salgado, com este discurso, até dá vontade de chorar...

Sem comentários: