segunda-feira, janeiro 23, 2006

A Loira da Rua 48 Vai Votar

Aperaltou-se toda. Cuidou das duas filhas - a Marilú e a Francisquinha - e saiu à Rua, imponente, com o seu ar quase majestático. Ainda na escada do prédio cruzou-se com um vizinho, de pijama, com a barba por fazer, despenteado, com ar de quem tinha a intenção de não sair de casa.
- Então, senhor Manuel, não vai votar? É hoje o dia . Vamos ter que ir dizer aquele sujeito que deve voltar para a tumba...
- Está a falar de quê? ou antes de quem?
- Daquele homenzinho de quem nunca ninguém ouviu falar durante dez anos e agora apareceu feito cadáver a querer ir para o Palácio de Belém. Percebeu, oh! senhor Manuel?. Vá lá vestir-se em condições, fazer a barba, pentear-se, pôr-se com ar decente e votar. Ainda agora, eu e as minhas filhas ouvimos o sr. Presidente - aquele que ainda é - dizer que em 1975 levou a avózinha dele, com 95 anos, a votar pela primeira vez. E que ela vestiu o seu melhor vestido...
- E que tenho eu com isso ? - perguntava o perturbado vizinho.
- Que tem você com isso ? Tudo, homem, tudo! Se você que tem que ir trabalhar todos os dias, que anda de transportes públicos, que paga os medicamentos cada vez mais caros... olhe, não tenho mais nada que lhe explicar... o melhor mesmo é ir meter-se outra vez na cama...
E saiu porta fora com as duas filhas pela mão. Estava Sol e na rua havia um movimento desusado de domingo. Toda a gente subia a Rua... até a senhora que ao fim da tarde chega a casa de taxi se aprestava para entrar num e rumar o local de voto. Mandou parar o automóvel junto da Loira da Rua 48 e perguntou-lhe se queria uma boleia... por causa das crianças...
Que não, "muito obrigado"- respondeu a Loira, com cortezia. E explicou: "quero mostrar às minhas filhas a festa do voto, para que elas, quando fôr a vez delas também a apreciem... vou também aproveitar para lhes explicar algumas coisas... olhe, e já agora espero que não vote naquele desenterrado..."
Riu a senhora do taxi e lá foi.
A Loira continuou o seu caminho e deu de caras com dois velhotes que trocavam impressões sobre o voto: " pois claro, dizia um deles, o homem é que sabe de economia... é nele que devemos votar..."
- " Pois é, o homem sabe de economia para encher os cofres dos fulanos que estão a pagar-lhe a campanha... vocês são uns velhos idiotas, já esqueceram que foi ele que encheu os bolsos a uns quantos, quando o país recebia um milhão de contos por dia da CEE. O que é que ele fez ? Você, sr. Joaquim, já se esqueceu do que ele fez com os trabalhadores, mesmo com os da função pública? Quantos milhares deles havia com recibo verde durante anos e anos?
-".... Mas...."
- "Qual mas, qual carapuça. O homem é aliado do Bush, o homem é aliado do BES, o homem é aliado do BCP, o homem é aliado de quem tem dinheiro.... Diga-me lá, oh! sr. João, de repente, você ficou rico? Talvez fosse tempo, então, de me pagar o que me pediu já vai para um ano..."
Feito o discurso, o ralhete, virou-se para as filhas e enquanto subiam a rua, ela ia dizindo:
- "Estão a ver, filhas, estes senhores já esqueceram tudo, incluindo os tempos em que os pais deles, coitados, tinham que tarabalhar de sol a sol, sem regalias, sem assistência médica e sem reformas. Agora estão reformados e ainda não perceberam porque é que a vida deles não é exactamente igual à dos pais deles..."
Chegaram finalmente ao local de voto. A sair da mesa de voto vinha uma senhora de idade, a andar com alguma dificuldade: "Então para que trouxeste as minhas netas? Elas não podem votar, são tão novinhas..."
- "Vieram aprender... então e votou bem?..."
- " Olha, filha eu cá não sei, o homem está tão velho..."
- "...Está velho, mas sabe defender-nos desses abutres que andam a voar cada vez mais baixo por sobre as nossas cabeças..."
- "...Tens cá uma conversa... não percebo nada disso. Anda, que eu tomo conta das meninas enquanto tu votas. Depois podemos ir todas para casa..."
A Loira da Rua 48 avançou decidida para a mesa de voto, entregou o BI e o Cartão de Eleitora e, quando saiu da urna de voto vinha com um sorriso resplandecente.
-" Oh! filha... porque te ris dessa maneira?"
- "Porque tenho a certeza de que este povo não vai querer um lacaio dos banqueiros em Belém. Tenho a certeza de que vamos ter uma segunda volta nestas eleições. E agora vamos. Nós as três ajudamo-la a chegar a casa".

2 comentários:

Anónimo disse...

... e reivindicativa como é deve estar furibunda com os resultados!!!!
Outra loira ...

Anónimo disse...

Escusado será dizer que depois dos resultados a loira ficou POSSUIDA!!!!!
(outra loira)