terça-feira, janeiro 03, 2006

LIXO

À medida que os anos passam aprendo a não perceber e vou aprendendo a não me espantar. Não me envergonhei quando o Benfica eliminou o Manchester. Não tive culpa! E como profundo entendedor de bola nem me passou pela cabeça que pudesse ser possível. Encolhi os ombros e não deixei de beber o meu copo. Outra vez, já há uns anitos largos, vi o chui a mijar a uma esquina. Fiquei fulo, pensava que «aquilo» era um direito exclusivo de cidadãos não chuis.
Os espanhois não podem fumar hoje onde fumavam ante-ontem. A bem da saúde. A bem da saúde conspurca-se a atmosfera e poluem-se os rios. O «tabaco mata» lê-se na embalagem. Parece que mata devagar, o que não faz mal porque o cliente não é apressado. A minha «câmara» aumentou o preço da água, de potabilidade duvidosa, aí uns quinhentos por cento ou mais. Tal faz um mal à saúde e ao porta-moedas que nem queiram saber, mas a municipalidade não se importa.
Tudo acontece, sobretudo o impensável. Deve-se estar preparado para tudo. de preferência contra os espertos e fazer o que o Barbas manda: perdoar as ofensas, aceitar a tragédia e outras bençãos do céu. Olhar o marmoto todos os anos e vomitar quando não se aguenta tanto.
Se Soares dança com peixeiras é porque gosta de peixeirada. Já se sabia...
Eu já devia saber que não sabia. Acho que foi um sábio que assumiu: «sei que nada sei», como tinha de ser um poeta a saber «sei que não vou por aí». Eu saí pela porta fora quando, distraído, a olhar a televisão, esbarrei com a publicidade a uma merda qualquer com o hino nacional em fundo! Não era reclame a farturas de papar, nem a papel higiénico, nem a cuequinha
para rabos bonitos. Uma maneira manhosa de tentar passar a ideia de que a PT é do caraças!
Sempre entendi a pub como uma matreirice, uma forma evidente de vender gato por lebre, de
enganar o próximo, mas com limites. É verdade que o problema não está na pub, está no entendimento de que tem das coisas sérias, que se calhar nem são tão sérias como isso. Nem sei se o Hino Nacional faz parte da Constituição ou não passa de mero sucedâneo de fado corrido.
O pior lixo deve ser o que temos na cabeça, por dentro, porra, os piolhos não são para aqui chamados. Que se lixe o Hino. Viva a PT. Morra o Dantas, morra!

1 comentário:

Rita disse...

Estou consigo: o anúncio está muito presunçoso... reparei mal o vi!!