segunda-feira, abril 26, 2010

Os Romanos




A visão publicou no último dia 11 de Março um trabalho com o título " O Corredor do Poder", assinado pelos jornalistas Miguel Carvalho e Paulo Pena. Nele se descrevem as relações de um grupo que, ao longo dos anos - poucos - servindo-se da JS (Juventude Socialista), de António Costa e José Sócrates, e , lá para trás, um pouco também de Guterres, construiram relações de poder verdadeiramente ilícitas, transformaram alguns dos seus membros conhecidos em gente rica, de gostos ricos, bem colocada no aparelho do estado e do partido - que começam a confundir-se - e iludiram toda a gente.


Eu, além de me sentir iludido, sinto-me parvo, o que, para um homem com a minha idade e com a minha experiência de vida não é pouca coisa. Sinto-me tão parvo, tão parvo que até me lembro que tenho experiência de guerra...

Porque, a verdade é que olhando a actuação deste grupo, do qual farão parte, seguramente, muitos outros, para além das esposas dos que são indicados: Rui Pedro Soares, Sérgio Sousa Pinto, Marcos Perestrello, João Tiago Silveira, Fernando Rocha Andrade e Paulo Penedos e, claro, o actual Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa - o tal general sem exército e que o montou nas hostes da JS, servindo-se dos jovens mais ambiciosos e menos escrupulosos... porque... dizia eu, a verdade é que, pensando bem, os partidos são isto mesmo.

São verdadeiras instituições de mal-feitores que apenas cuidam dos seus interesses e dos dos seus amigos, em regime de reciprocidade e a discussão das grandes questões do país, das pessoas que aqui vivem, eu e outros parvos, que nos preocupemos.

Estes jovens - e não é apenas no PS - criam grupinhos, juntam-lhes umas moçoilas com jeito, criam revistas engraçadas, gerem patrocínios de grandes empresas - com comissões chorudas a cair e vão vivendo...a vida. Encolhem os ombros perante as crises e, depois, quando têm um azar, o chefe salva em nome de outros favores já prestados.

Agora, finalmente, eu percebo por que razão os partidos deitam fora as pessoas que se atrevem a pensar pelas suas próprias cabeças e arrebanham uns fatos cincentos ou azúis escuros, que parecem os seminaristas do Seminário de Braga, lá no topo do Estádio do 28 de Maio quando o Braga jogava e eles eram muitos e o reitor condescendente ... mas sempre em fila indiana: assim iam aprendenedo alguma coisa...

Lendo com alguma atenção este trabalho da Visão - que apenas me chegou via net - percebe-se uma nova casta, adivinham-se novas legiões de patrícios romanos com todos os direitos, ficando as obrigações para os escravos.

Percebendo bem até ao fim conclui-se que este país só lá vai com tiros. É preciso salvar a dignidade da maioria deste Povo que anda há nove séculos com a esperança de um dia poder sentir-se igual aos outros povos e não ser sempre tratado como pedinte, como atrasado mental!


Se juntarmos a estes grupinhos constituídos à volta do António Costa os outros, formados à volta de outros, como, por exemplo, o do Mariano Gago, que dispõe do maior orçamento de sempre, mas não dá satisfações a ninguém e só os amigos beneficiam das suas iniciativas...se imaginarmos mais uns jovens de fato cinzento a ajudar o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, se vislumbrarmos as heranças que o anterior ministro da Agricultura - o pior dos últimos trinta anos - distribuiu por novos ministérios e os jeitos que esses herdeiros ainda andarão a fazer ao sr. Jaime Silva, concluímos, rapidamente que eles são um exército. Um exército de mal-feitores. Ainda não matam como no México, mas se nós deixarmos, um dia destes alguns de nós vão aparecer na valeta. Não estou disponível para isso e ainda tenho força suficiente para liquidar alguns deles. Estou fartooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bom, o blogue. o peralvilho está uma delícia. não haveria, de facto, melhor qualificativo para resumir a personagem. continue com forças para lutar!

manuel