sábado, abril 10, 2010

A Herdeira



A ministra do Trabalho e da Segurança Social foi uma das surpresas deste novo governo de José Sócrates. O seu nome, Helena André, era pouco conhecido,veio de Bruxelas e as notícias recorriam às suas anteriores ligações aos Sindicatos para sugerirem uma actuação quiçá diferente daquela que foi seguida por Vieira da Silva, a maior desilusão do primeiro governo de Sócrates.
Até agora nada de novo; tudo continua na mesma. O que eu não posso deixar de notar é que Helena André é uma herdeira do passado: impingiram-lhe como secretário de estado Valter Lemos, um velho conhecido dos portugueses, primeiro pela sua triste história como autarca e depois como um dos elementos decisivos para levar o Ministério de Lurdes Rodrigues( Educação) à condição de inimigo de todos nós.
E quem mais herdou, Helena André? Rui Cunha, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, cujo papel naquela instituição, de grande importância na vida nacional ,é pior que nulo, porque tem permitido que a Santa Casa se tenha transformado numa entidade escura, em que os negócios e os serviços são geridos com pouca clareza, talvez porque o sr. Provedor terá uma apetência especial pelo jogo e o Bairro Azul é um pouco distante do Largo da Misericórdia.
Mas, a herança da ministra Helena André não se ficou por aqui. No seu gabinete também está, como assessor de imprensa o sr. Mário Ribeiro, que desempenhou as mesmas funções junto do pior ministro da Agricultura que Portugal já teve, o sr. Jaime Silva. Mário Ribeiro, de resto, ajudou muito o Sr. Silva a cometer disparates com a comunicação social.
Imagino que o Partido tenha oferecido mais uns "encalhados" à ministra do Trabalho e que ela se tenha sentido obrigada a aceitar.
Mas, senhora ministra, o seu mandato vai ficar marcado também pelas asneiras destes homens ( e quiçá de outros mais). Não conseguiu formar a sua própria equipa? Não tem uma rede própria? As suas convicções adaptam-se às destes seus colaboradores?
Sabe que há um sem número de queixas na Procuradoria contra o Provedor da Santa Casa? Sabe que Rui Cunha está naquelas funções apenas porque é amigo de Vieira da Silva? Puseram-lhe como condição para ser ministra aceitar esta gente a trabalhar consigo?
Ser ministra é assim tão importante para si? A ponto de aceitar gente claramente imcompetente para exercer funções importantes que estão sob a sua alçada?
A Srª. Ministra não pode mudar este estado de coisas?
OBS. Lamento não ter uma fotografia do sr. Mário Ribeiro para ilustrar este texto, mas suponho que não será fácil obtê-la, até pelo ódio que nutre pelos jornalistas e afins.




Sem comentários: