sexta-feira, setembro 05, 2008

A Grande Fraude

Por mais força que faça para me desinteressar em absoluto dos assuntos da política nacional e me recuse a ouvir ministros e seus agentes, tais como jornalistas, nem sempre é possível escapar ao conhecimento de algumas coisas que se vão passando neste país a caminho de um precipício.
A Educação transformou-se de "a grande paixão" na GRANDE FRAUDE socialista.
Hoje o primeiro-ministro, acompanhado da sua ministra da Educação fez saber que mais de 90.000 portugueses vão receber diplomas de "certificação de capacidades" ( suponho que a designação da mentira é essa).
E o que significam estes papéis?
Que 90.000 dos mais de 400.000 inscritos vão ficar habilitados, uns com um certificado do nono ano e outros do décimo segundo, depois de umas aulas ministradas no programa de "Novas Oportunidades" e em que, basicamente, os candidatos demonstram o que já sabem fazer e, por isso, lhes é entregue um diploma.
Estes diplomas, entregues a 90.000, vão, seguramente, ser entregues aos restantes 300.000. Com esta fartura de certificados de capacidades, Portugal sai da sua posição ingrata de país cuja população, em larga percentagem, não completou, sequer, o ensino secundário.
Em ligação com esta operação, o Ministério da Educação recomenda - e tudo faz para isso - que os alunos do ensino oficial não sejam reprovados - saibam ou não saibam. O que é importante é aumentar as percentagens de gente com habilitações de nível europeu.
Nas Faculdades aonde vão chegando os anafalbetos funcionais criados nos níveis inferiores também já se vão exercendo algumas pressões com o objectivo de o número de licenciados portugueses se aproximar do número dos restantes países europeus.
E o que é que isto vai dar?
Um país de analfabetos com diplomas que não correspondem a nada e que ficam disponíveis para serem manobrados pelos que, filhos de gente com dinheiro, estudam a sério , ou são expulsos, em colégios particulares ou no estrangeiro.
O governo de José Sócrates está a construir um país que, dentro de pouco tempo, não passará de uma opereta de mau gosto vista com o aplauso e o riso alarve de uma multidão de escravos modernos, com direito a fato cinzento e a gravata vermelha.

Sem comentários: