sexta-feira, setembro 12, 2008

Uma Aparência Igual a Zero

Um dia destes (há dois ou três), na fuga matinal que faço às rádios institucionais - que já não posso ouvir - sintonizei uma das minhas alternativas, uma "Rádio Refúgio" em que apanhei a conversa com um senhor já de idade e que, pela conversa, deve ser padre católico.
Parei para ouvir e fiquei verdadeiramente espantado: pela primeira vez ouvi alguém, pertencente a uma instituição, cujo grau de senilidade já há muitos e muitos anos ultrapassou os limites do razoável, reconhecer este facto simples: " a Igreja Católica é a hierarquia", constituída por padres, diáconos, bispos, cardeais e, no topo, o Papa. Para além disto é nada.
A voz, já um pouco cansada dos anos, falava em serviços que esta hierarquia presta e lembrava que a Igreja Católica fica longe, vive completamente afastada das comunidades em que se insere e falava, a propósito, da Igreja dos primeiros tempos, em que as pessoas se reuniam nas casas uns dos outros, segundo os relatos do apóstolo Paulo.
De facto, olhando à nossa volta, percebemos as Igrejas fechadas, os padres vestidos comos os grandes senhores, a alimentar-se bem em restaurantes caros, ao mesmo tempo que percebemos a tal hierarquia a tentar conquistar cada vez mais espaço nos media - nunca perdem uma oportunidade para exibir aqueles barretes e aqueles vestidos "giríssimos" enquanto vão falando de coisas que, na maior parte das vezes não lhes dizem respeito.
A propósito do desfazamento existente entre a Igreja e a Sociedade, na entrevista também foi referido o casamento dos sacerdotes e a participação das mulheres de forma activa na tal hierarquia.
O padre entrevistado - já referi que não me pareceu um jovem - disse mesmo que, nesta altura, há dois grupos a lutar pelo casamento: os gays e os padres.
Para mim foi o início de dia diferente. Eu que já não pensavem na Igreja há um ror de anos, dei comigo a pensar na diferença espectacular que existe entre esta Igreja Católica e, por exemplo, a Igreja Anglicana, que faz parte das comunidades em que se insere, ajudando com a sua presença activa à solução de inúmeros problemas.
Hoje o Papa foi a França. O que terão feitos os sacerdotes católicos de todo o Mundo? Aposto que muito pouco.

Sem comentários: