domingo, outubro 21, 2007

QU'A PAZ SEJA CONVOSCO

Assistia placidamente sentado,no meu quarto, à final de Londres,com o copinho do tinto, meio cheio,na mão e um pires com quadradinhos de queijo nas imediações. Os ingleses esfalfavam-se animados, mas os sul-africanos iam controlando.
De vez em quando espreitava o Sporting,que cumpria calendário, em casa emprestada! Que mais desejar para um princípio de fim de tarde? Não sei se pelos contornos que os jogos levavam, se pelo efeito do nectar do Douro, ia sorrindo da maneira como estava sentado: placidamente. Nem dei por me terem trazido o excelente assado,que me puseram à frente,que jantei com gosto! Por isso a segunda do Douro teve de ser aberta.
Quando o vizinho bateu,nervosamente, no vidros da janela.
- Você viu aquilo? . gritou-me, furibundo...
- Aquilo.o quê?
Bom, resumindo, «aquilo» era o Benfica dele (vizinho). Tinha empatado Empatado por mór do árbitro, admitiu ele, que tinha esperado, cheio de paciência, pelo golo do empate.Ele (vizinho) pretendia que eu lhe explicasseo que se devia fazer àquela cambada? Isso lembrou-me que eu devia telefonar ao meu compadre,que foi à bola,porque mora perto do Restelo, embora seja lagarto,desde pequenino!
E fui partilhando o resto de garrafa, com o vizinho, que continuava a perguntar«o que se deve fazer?»
-Ò homem, converta-se,porra, converta-se. Só a fé é que vos pode salvar...
Verdade se diga,que o vizinho não deu ares de ter achado graça e como não havia mais na garrafa abalou a resmungar.
Telefonei ao compadre, ateu confesso, a repetir a graçola e ele acabou a vacilar
--Não, não acredito em milagres, mas...depois do Porto o Sporting...

Sem comentários: