quarta-feira, maio 28, 2008

...Eles Riem-se

Esta coisa do petróleo é complicada. De um momento para o outro, mas, de qualquer forma, depois da invasão do Iraque, os preços começaram a subir. Servindo-se de mecanismos elaboradamente complexos, as companhias petrolíferas e os especuladores das bolsas, foram aproveitando os pretextos, mesmo que forjados pela comunicação social, particularmente a de carácter económico - que eles dominam quase de forma absoluta - para aumentar o preço do petróleo, primeiro e, depois, os dos seus derivados.


Ao mesmo tempo que se anunciam descobertas de campos petrolíferos com reservas "para mais de um monte de anos", as gasolineiras, acompanhando sempre a subida do preço do barril do petróleo, vão aumentando a gasolina o gasóleo e outros derivados.

Nunca acompanham as descidas...

Assim como não explicam que a subida é, em muitos casos, apenas uma consequência da baixa do dólar relativamente ao Euro. Aí, mais uma vez a comunicação social ajuda e não converte o valor do preço do barril do crude de dólares para euros.

Aqui recordo-me de uma frase célebre de Fernando Alves na abertura de um Congresso de Jornalistas: "OS JORNALITAS SÃO UMAS PUTAS!"

Tudo isto vai acontecendo tendo como pano de fundo, por um lado um governo que, confessando a sua perda de soberania, se desculpa com a União Europeia, atribuindo-lhe - e, ao que parece, correctamente - a responsabilidade de taxar os combustíveis. A mesma União Europeia, que, considerada como uma grande potência económica, embora completamente dependente dos países produtores de petróleo, assobia para o lado e deixa correr o marfim, isto é, o dinheiro.

Outro cenário que enquadra todo este espectáculo de aumentos quase diários é o esbanjamento das principais companhias petrolíferas, exibindo, afinal, a sua enorme capacidade económica, graças aos lucros obtidos com verdadeiros assaltos às carteiras dos cidadãos pacíficos e , já agora, também parvos.

Vejam-se, por exemplo as campanhas com que a Galp anuncia o seu apoio à Selecção Nacional de Futebol.
Eles gastam mal o que roubam e, ainda por cima, se riem de todos nós.
No fundamental o que esta crise vem demonstrar é que os Estados já não contam, estão de pés e mãos atados pelos detentores da riqueza que a Humanidade produz, mas que, sistematicamente é acumulada por meia dúzia. E essa meia dúzia é apadrinhada pelos políticos no poder, que, de uma maneira ou de outra, recebem as suas contrapartidas, às vezes verdadeiras esmolas face aos lucros que propiciaram. Os mais atrevidos chegam bem perto da tal meia dúzia.
Os Estados europeus estão numa embrulhada da qual não sabem como sair. De facto, estamos nuclime de pré-guerra, porque as populações não podem continuar a viver percebendo-se escravos de gente sem rosto mas com riso.
Já falta pouco para que alguns dos países europeus voltem ao serviço militar obrigatório e que as manifestações de carácter social encham de terror os ministros que até agora só sabem descobrir negócios para os amigos.
A Europa vai ter um Verão bem quente, um verão que só lá para o Outono chegará a Portugal. Como sempre, aqui nada começa.

Sem comentários: