quinta-feira, junho 15, 2006

FEIOS PORCOS E MAUS

Com o exlusivo quase exclusivo da TV-Cabo, através da TV-Sport, ficamos tramados. São negócios. Não há moralidade. Não comem todos. Só alguns vêem -- os que pagam! Eles comem tudo, comem tudo e não deixam nada, como cantou um que sabia. Os donos da bola, montam o circo como lhes apetece. De vez em quando metem água e fazem birra.
Logo no início da sua actividade, a Cabo viu-se com um concorrente à transmissão de um jogo entre uma equipa portuguesa e outra italiana. Acontecia que, ao tempo, existia na rede um canal italiano, que, por acaso transmitia o jogo. Fizeram, na altura, o mesmo que desta feita: cortaram a emissão. Devem ter metido água porque deram umas desculpas esfarrapadas e, de raiva, cortaram o mal pela raiz: despejaram o canal no lixo, trocando por outro que não dava nada que preocupasse.
Agora repetiram a graça: cortaram a emissão, sem dar cavaco e, nos dias seguintes, à hora do jogo, fecharam o canal com uma explicação ambígua.
Não sei se devo ou não por em causa o direito, mas contesto o rigor. A transmissão pelo «M-6», em francês, era um pequeno lenitivo para quem está fechado em casa e não tem taco para mafiosos. Não competia com o «20». Só tinha a vantagem de não ter que gramar Peseiro e outros do mesmo peso, chatos como burro. A emissão é, grosso modo, má. Aquela maneira do comentador comentar tudo menos o que está a acontecer enerva. Raramente vejo a SIC e ainda menos a TVI. Praticamente só espreito os telejornais, a saltitar de um para outro e aí dez minutos, depois já não há saúde. Mesmo assim, nos jogos com Portugal, prefiro a SIC, tão má me parece a emissão desportiva na Sport-Tv
Curioso é que, frequentemente tenho visto em Paris jogos de clubes portugueses ou da selecção portuguesa, através da TV e não estou a imaginar o «Canal Plus» bloquear os canais dos vizinhos. De resto não é novidade em países africanos ver-se jogos cujos direitos nem sequer foram negociados: uns aproveitam, outros fecham os olhos. Que mal viria ao mundo se meia dúzia de criaturas espreitasse o Irão ou a Tunísia, a Costa Rica ou a infeliz Polónia. No fim de contas a comunidade europeia é bem mais económica que solidária. Dar aos ricos o que se rouba aos pobres já não se usa. Mas é por estas e outras que não se deve ir à bola com Oliveiras...

1 comentário:

CN disse...

Concordo genericamente com o texto e acrescento mais um argumento, já que julgo que a TV Cabo viola os contratos celebrados com os clientes, quando efectua esses cortes. Por exemplo, quando aderi à TV Cabo, usufruia de um número de canais diferente e, mesmo, alguns dos canais que considerava essenciais para a minha adesão já deixaram de constar no serviço fornecido pela TV Cabo, caso do GNT.
A TV Cabo safa-se, porque não há alternativa viável. Porque, sde houvesse, já há muito que os tinha posto a andar.